Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sistema Integrado de Informações Ambientais

PDFImprimirE-mail

Sistema Integrado de Informações Ambientais (Siam) foi criado visando a integração e descentralização dos sistemas autorizativo e fiscalizatório através de ferramentas de tecnologias modernas, com objetivo de implantar o sistema integrado de informações ambientais.

A integração do Sistema de Licenciamento é fruto da intenção da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e do consenso técnico na busca da minimização de esforços, recursos e investimentos para a produção sistemática de informações digitais geográficas e georeferenciadas sobre Minas Gerais.

O sistema possui uma base de dados georeferenciada única para agilizar todos os processos de licenciamento ambiental em curso nas instituições vinculadas. Contém diversos mapas do Estado em escalas de origem e dados sócio-econômico-culturais georeferenciados. Esta base é atualizada a partir das aplicações desenvolvidas nos próprios órgãos através da equipe responsável pelo seu gerenciamento.

O Sistema disponibiliza ainda informações sobre os focos de calor no Estado baseando-se na detecção de “pontos quentes” na superfície da terra identificados quatro três satélites: o NOAA 12, O NOAA 16, o TERRA/MODIS e o satélite meteorológico GOES. Esses equipamentos identificam os focos de calor e fornecem as coordenadas geográficas desses pontos que são disponibilizadas no SIAM.


O sistema de busca de legislação do SIAM armazena todas as normas ambientais federais e estaduais, acessíveis de forma simples.

Contém ainda um sistema on-line para os grandes consumidor de produtos e subprodutos florestais que devem prestar contas até 24 horas após o recebimento do carvão vegetal por meio eletrônico.

Clique aqui para acessar o SIAM. O endereço é www.siam.mg.gov.br

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900