Semana do meio ambiente: qualidade de vida e desenvolvimento sustentável

Com o tema “Direito de usar, dever de cuidar”, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) promove, entre os dias 09 e 10 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2015.

O evento é um importante momento de reflexão sobre o papel dos recursos naturais para a qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável, bem como para o planejamento de ações a fim de se atingir e manter esses objetivos.

O papel do solo para um planeta em mudança

O dia 09 será destinado aos seminários “O papel do solo para um planeta em mudança” e “As energias renováveis e as mudanças climáticas”, que acontecem no Auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Coração Eucarístico, entre 9h e 12h30.

A degradação constante do solo representa um dos maiores riscos para a manutenção da vida no planeta. Sua importância não se restringe apenas à agropecuária, mas abrange também a sustentação das cidades e grandes empreendimentos industriais, como a extração do minério, entre outros. Assim, a ONU escolheu 2015 como o “ano internacional do solo”, a fim de promover debates e reflexões sobre o tema.

A palestra “Ano Internacional do Solo: Por que proteger nossos solos?”, ministrada pelo professor Guilherme Taitson Bueno, da PUC Minas, abre a programação, às 9h.

Às 9h40, o professor Walter Abrahão, da Universidade Federal de Viçosa, aborda o tema “A diversidade dos solos e sua importância ambiental”.

Logo após, às 10h40, acontece a palestra “Radionuclídeos naturais e elementos tóxicos presentes no solo e seu potencial de contaminação”, com a pesquisadora do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, Vanusa Maria Delage Feliciano.

Flávio Morais de Vasconcelos apresenta, em sua palestra, às 11h20, o tema “Atividades industriais e de mineração e seus impactos no solo”.

Paralelamente, no Auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), transcorre o seminário “As energias renováveis e as mudanças climáticas”, onde serão debatidos os temas Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais, Plataforma Clima–Gerais; Fundo para mudanças climáticas de Minas Gerais; Cooperação Internacional Minas Gerais-França para Mudanças Climáticas (Sandra Fernandes) e as Perspectivas para a Cooperação Internacional Minas Gerais-França: Observatório Clima e Energia.

Encerramento

O encerramento oficial da Semana do Meio Ambiente 2015 acontece no dia 10/06, de 9h às 12h, no auditório do BDMG, com a participação do Embaixador Paulo Miranda, representante do Ministério das Relação Exteriores; do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Sávio Souza Cruz; da secretária-adjunta de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, e representantes da Feam, Igam, IEF e Copasa.

Na oportunidade, será lançado o Plano de Controle de Poluição Veicular no âmbito da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que visa minimizar a poluição atmosférica, provocada pela emissão de dióxido de carbono, por veículos, um dos principais causadores do aumento do efeito estufa.

O presidente da Feam, Diogo Melo Franco, e a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Feam, Janaína Maria França dos Anjos, entregarão a Carta de Belo Horizonte 2014 ao Secretário de Estado de Meio Ambiente e ao embaixador Paulo Miranda. Em 1994, a Cemig sediou o I Fórum Mineiro de Energias Renováveis, onde ficaram estabelecidas metas, a serem cumpridas nos 20 anos seguintes, no documento conhecido como Carta de Belo Horizonte. No ano passado, foi realizado um balanço para identificar quais metas foram cumpridas, quais as não cumpridas e por que não foram cumpridas. Foi feita, ainda, uma projeção dos objetivos a serem alcançados nos próximos 20 anos. O balanço e a projeção compõem a Carta de Belo Horizonte 2014.

Haverá, ainda, o lançamento do VI Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza, uma iniciativa do Grupo Ecológico, formado pela Revista Ecológico, pela Hiram Firmino Consultoria & Comunicação Ambiental e pelo Movimento Sou Ecológico. A proposta é mostrar e premiar os melhores exemplos de gestão, recuperação e preservação ambiental em todos os estados brasileiros.  O grande homenageado e a inspiração artística da maior premiação ambiental do Brasil em 2015 será a obra poética de Carlos Drummond de Andrade. Nascido em Itabira (MG), no coração férreo de Minas, ele não poupou versos de denúncia nem de exaltação à natureza que todos deveríamos amar e preservar.

No final da manhã, o embaixador Paulo Miranda apresentará a palestra “Brasil e Minas Gerais rumo à COP21”. A COP21 (Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas) acontecerá no final deste ano, na França, quando 194 países, entre eles o Brasil, assumirão o compromisso de adotar medidas para combater as ações humanas que provocam mudanças climáticas prejudiciais ao meio ambiente.

A Semana do Meio Ambiente 2015  conta com a parceria do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG; Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR; Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA; Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig; Diretoria Municipal de Meio Ambiente de Lagoa Santa; Drogaria Araújo; Intendência da Cidade Administrativa; Museu de Ciências Naturais da PUC Minas; Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais– DMAT/PMMG; Tenco Shopping  Centers.

Ascom/Sisema
Romyna Lanza