Governo de Minas promove oficina para troca de experiências com municípios no enfrentamento à crise climática

Foto: Semad/Divulgação
muda clima mat
Nova proposta de implementação do Projeto Clima na Prática no território estadual visa elaborar planos locais de ação climática em parceria com as administrações públicas municipais

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), avança cada vez mais no que diz respeito à agenda climática. Nesta quarta-feira (24/4), o Projeto Clima na Prática, que tem o objetivo de guiar agentes municipais no desenvolvimento de ações e programas para reduzir a vulnerabilidade climática, chegou a Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Por meio de uma oficina, servidores de prefeituras da região se reuniram para alinhar os conhecimentos técnicos relacionados a questões da crise climática que envolve o mundo, como o aquecimento global. A nova proposta de implementação do Projeto Clima na Prática no território estadual visa elaborar planos locais de ação climática em parceria com as administrações públicas municipais.

“As oficinas estão sendo muito importantes para a troca de conhecimento entre o Estado e os municípios no âmbito do enfrentamento às mudanças climáticas, especialmente para a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos entes no avanço da construção da agenda climática no âmbito municipal”, afirma a diretora de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Semad, Taiana Coelho.

A ideia da ação é atender alguns municípios pilotos de Minas Gerais, utilizando-se da modalidade de convite aos municípios considerados elegíveis para recebimento do projeto. Até o momento, além de Juiz de Fora, Montes Claros também recebeu a oficina.

A iniciativa é resultante de parceria firmada entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e I Care & Consult, com apoio da Réseau Action Climat (RAC) e da Agência Francesa de Gestão Ambiental e Energia (ADEME).

Avaliações

Dentre os inscritos para participar da oficina estava o secretário Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Muriaé, Mauro Aquino. Para ele, as discussões foram enriquecedoras, uma vez que a cidade está implementando o Plano Municipal de Ações Climáticas.

“Hoje, aqui na reunião, nós pudemos aprender um pouco mais sobre as ações do estado e aprender, com a expertise da Semad, como podemos implementar o plano no nosso município, contribuindo, assim, com um estado melhor para se viver”, disse Mauro.

Matheus Adler
Ascom/Sisema